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Não sei se neste momento em que você lê este artigo estamos ainda em meio à pandemia ou se isso tudo já passou, porém, uma coisa é certa, mudamos nossos hábitos de consumo e isso, consequentemente, forçou as empresas a mudar e adaptar também suas formas de realizar o marketing e as vendas.
Me desculpe tamanha franqueza, mas é a realidade. Se você quer continuar a ser empresário, desaprenda muita coisa que você fazia antes e reaprenda, agora, aproveitando as oportunidades e os desafios que o ambiente digital proporciona.
Você é empresário, diretor ou gestor de uma empresa?
Se identifica com o que eu disse acima? Sentiu na pele (e no bolso) as oscilações de faturamento nas últimas semanas? Então você precisa agir baseado em estratégias diferentes para manter sua empresa em funcionamento ou mudar de ramo.
Muitas ações de marketing que antes funcionavam, a partir de agora não serão mais tão eficazes. Muitas técnicas de vendas que antes traziam toda demanda necessária para escoar sua produção se tornaram obsoletas com as portas das lojas fechadas e as pessoas com medo da aglomeração e contato físico com estranhos.
Bom, mas chega de apenas analisar a atual conjuntura, queremos ajudar você empresário a pensar em novas formas de executar seu marketing e suas ações de vendas e, para isso, preparei alguns antes e depois que você pode usar ou adaptar ao seu comércio.
Claro que, aos poucos, muitas ações antigas voltarão a dar certo, porém, com menos eficácia do que as ações, ferramentas e técnicas usadas no ambiente digital e no ecossistema do e-commerce. Então vamos lá!
ANTES DA PANDEMIA
Anúncios em rádio, TV, jornais, revistas, mídias sociais, etc. e as pessoas iam até sua loja comprar.
MARKETING E VENDAS HOJE
A necessidade de anúncios continua em diversas mídias, mas com ênfase nos meios digitais (Google, Facebook, Instagram, etc.) e levando o cliente para sua loja virtual. Ainda não tem Loja Virtual?! CLIQUE AQUI, fale com a gente e veja como podemos te ajudar. Marketing de conteúdo para gerar tráfego orgânico para sua loja virtual.
ANTES DA PANDEMIA
Técnicas de abordagem de clientes, investimentos em treinamento de vendas para os colaboradores, técnicas de fechamento de vendas.
MARKETING E VENDAS HOJE
Técnicas de SEO, persuasão e gatilhos mentais para mostrar ao seu cliente que seu produto é o ideal para a necessidade dele, vídeos de venda, ferramentas de automação de email marketing.
ANTES DA PANDEMIA
Grandes investimentos em estrutura de loja, decoração, equipamento, ponto comercial, etc.
MARKETING E VENDAS HOJE
Investimento muito menor em loja virtual, uma estratégia de marketing digital e um Sistema ERP Integrado entre suas lojas físicas, suas lojas virtuais e suas vendas nos marketplaces.
ANTES DA PANDEMIA
Indústrias que vendiam apenas no atacado para distribuidores ou lojistas ou tinham suas lojas físicas de varejo.
MARKETING E VENDAS HOJE
Loja virtual exclusiva para vendas B2B (de empresa para outra empresa), loja virtual B2C (da empresa para o consumidor final), venda direta em marketplaces (grandes lojistas como Amazon, Magazine Luiza, Extra, etc., sua empresa vende a preço de varejo e paga uma comissão sobre as vendas). E o melhor, você pode controlar tudo com apenas um Sistema ERP, desde o PCP até o controle de vendas de canal específico, tudo totalmente integrado, estoque, vendas, compras, faturamento, expedição, etc.
ANTES DA PANDEMIA
Muitos vendedores B2B que ficavam o dia todo no Whatsapp ou telefone e consultando o sistema pra ver se tinha os produtos que o cliente varejista precisava.
MARKETING E VENDAS HOJE
Aplicativo Mobile no conceito O2O (online to offline), ou seja, seu cliente lojista acessa seu APP exclusivo que está integrado ao seu estoque, escolhe os produtos, variações e quantidades e envia a solicitação direto para seu Sistema ERP. Seu vendedor confirma a solicitação e transforma automaticamente em pedido. Resultado: mais vendas com uma equipe mais enxuta, com zero chances de cancelamento de pedido por falta de produto em estoque e muito mais agilidade no processamento do pedido e despacho da mercadoria.
Você percebe agora que a pandemia pelo COVID-19 acelerou a velocidade da transformação digital nas empresas? Nossos hábitos de consumo, que já mudavam com certa velocidade, se consolidaram por conta do isolamento social. Tenha a coragem de mudar! Seja lúcido e use sua razão para compreender e aceitar que você precisa adaptar sua empresa para as novas realidades de relacionamento comercial tanto entre empresas quanto de empresa para o consumidor final. Quer ajuda para realizar essa transformação? Quer tirar alguma dúvida ou conseguir orientação de um profissional? Clique no botão abaixo e converse com os especialistas de GVM e seus parceiros. Nós podemos ajudar sua empresa.
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