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7 Motivos para mudar o sistema ERP das suas lojas
Putz quando eu penso em mudanças me dá até calafrios… Mudança de casa, de trabalho, de cidade, de relacionamento, enfim, todo tipo de mudança causa um certo transtorno, porém, também traz um alívio, e a conta que precisamos fazer sempre que nos deparamos com uma possibilidade de mudança é – o alívio que essa mudança me trará é maior do que o transtorno momentâneo que sentirei?
 
Essa é a pergunta chave! E por alívio podemos entender praticidade, segurança, paz interior, conforto, modernidade, evolução e tantos outros sentimentos ou vantagens que experimentamos quando conseguimos vencer um bloqueio interior, quebrar um paradigma e promover uma mudança.
 
Acredite em mim, mudar o ERP das suas lojas é a mesma coisa!
 
Muitas vezes a necessidade da mudança está na nossa cara, sabemos que precisamos evoluir na gestão para ter mais agilidade, para otimizar os lucros, para ter as informações em nossas mãos de forma mais prática e com isso tomar as decisões mais acertadas e rápidas possíveis. Talvez o software de gestão que estamos usando já não está mais atendendo as necessidades da empresa ou o ERP (Enterprise Resource Planning que em português significa Planejamento dos Recursos da Empresa) que estamos usando já não atende mais o porte das nossas lojas.
 
Bom, a tendência da maioria dos empresários é postergar a mudança do sistema de gestão, portanto, saiba que você não está sozinho nesse barco. Mas, é essencial que você pare, pense um pouco e reflita sobre todo alívio que você terá após concluir a implantação do seu novo ERP (toda paz, segurança, praticidade, controle, integração, mobilidade, modernidade, etc.).
 
Para ajudar você amigo empresário, amiga empresária, a tomar essa importante decisão de mudança, eu elenquei 7 motivos para você mudar o sistema ERP das suas lojas. Bom, pra facilitar a sua decisão e respeitar o seu momento, resolvi colocar em forma de perguntas para que você reflita e chegue à conclusão por si próprio.
 
1. Seu ERP atual para comércio consegue integrar todas as suas lojas? Acredite, ainda existem muitos sistemas no mercado que não permitem isso, muitos mesmo! E se você já tem diversas lojas ou está em seu plano de negócios a abertura de novas filiais ou até mesmo se tornar um franqueador futuramente, você precisa integrar todas as suas lojas no sistema. É essencial!
 
2. Você consegue acompanhar as vendas de todas as filiais em tempo real por meio do computador ou celular de qualquer lugar em qualquer hora do dia ou da noite? A mobilidade já é uma realidade, não existem desculpas para as empresas de software que pararam no tempo e não se adequaram a essa necessidade do empresário atual. Imagine se você vai viajar a negócios, ou mesmo a lazer, fica uma semana fora e dependente de algum funcionário para gerar relatórios e te enviar por email… Pior do que isso só se ele te enviar por FAX! Rsrs. Brincadeiras a parte, hoje é possível o empresário acompanhar sua empresa por qualquer computador ou tablet com acesso à internet ou mesmo ter um aplicativo em seu celular e acompanhar de qualquer lugar do mundo, em tempo real, como estão as vendas de cada loja, inclusive a loja virtual, consegue ver quais produtos estão vendendo mais, verificar como está o estoque total ou de cada loja, as vendas por cada vendedor, etc. Eu como empresário amo esse controle com mobilidade! Qualquer movimentação diferente que você perceber, você já pode orientar sua equipe. Demais, não é mesmo?
 
3. Com o software de gestão atual, sua equipe consegue facilitar as vendas das lojas por meio da leitura do código da etiqueta com um simples telefone celular na mão de cada vendedor(a)? Isso é ótimo para datas especiais em que as lojas ficam muito cheias e até tumultuadas com muitas filas. Imagine a própria vendedora que atendeu a cliente já ‘bipar” as peças que serão levadas por meio de um leitor de código de barras acoplado no celular… E essa informação já vai direto para o sistema, agilizando o processo e facilitando a vida dos operadores de caixa e até da equipe que separa os produtos para o pedido, no caso de empresas que trabalham apenas com mostruário na loja e o estoque é interno.
4. Seu sistema ERP para comércio consegue integrar sua loja virtual e marketplaces com os estoques das lojas de forma automática por meio de robôs? Vender online é uma realidade consolidada e a tendência é somente crescer o faturamento por meio desse canal de venda. Se você já vende pela internet você sabe da importância de ter um software integrado à todo esse ecossistema de e-Commerce. Se você ainda não tem loja virtual nem está integrado aos principais marketplaces do Brasil (Magazine Luiza, Extra, Amazon, Mercado Livre, etc.) porque seu software ERP ainda não te oferece essa integração eu preciso ser sincero – você está deixando uma grande fatia de faturamento para os seus concorrentes.
 
5. Seu sistema de gestão de lojas consegue gerar etiquetas de envio dos pedidos vindos do telemarketing, loja virtual, Mercado Livre e outros marketplaces? Essa funcionalidade é fantástica para agilizar os processos e zerar os erros de envio de mercadorias. Além do mais, os Sistemas ERP mais modernos e funcionais ainda conseguem trabalhar com códigos por produto ou com o código único e exclusivo para cada produto do estoque. Essa segunda opção permite rastreabilidade total da mercadoria, o que é fundamental em alguns segmentos do comércio.
 
6. Integrar com Correios e transportadoras é possível com seu sistema atual? Se não integra, com certeza você está gastando mais tempo e recursos para realizar os processos manualmente e o pior, com maior probabilidade de erro humano, que resulta em transtornos com cliente e prejuízos.
 
7. Você consegue ter um APP Mobile exclusivo da sua loja e integrado ao seu ERP onde seus clientes podem ver todos os produtos que você tem à disposição, criar uma lista de desejos e ainda encomendar os produtos para entrega ou retirada e automaticamente essa rotina reservar esses itens em seu estoque? Essa estratégia é demais! Sim, estratégia e não apenas funcionalidade. As empresas que já oferecem um aplicativo próprio para seus clientes baixarem e estes estão integrados ao seu sistema de gestão das lojas conseguem não somente aumentar suas vendas, mas também fidelizar ainda mais seus clientes por meio da praticidade que eles terão. Chega de receber um monte de mensagens por Whatsapp ou ligações e tomar tempo do funcionário pra conferir estoque, retornar para o cliente, confirmar se ele quer o item ou não, reservar no estoque, etc. Toda essa rotina é automatizada com um APP Mobile integrado ao seu sistema. Mais conforto para seu cliente, mais vendas, menos tempo do funcionário, menos erros no estoque e maior lucro para sua empresa!
 
Então é isso, fiz minha parte para ajudar você nessa importante decisão. E lembre-se do que conversamos lá no início desse artigo – o alívio que essa mudança me trará é maior do que o transtorno momentâneo que sentirei?
 
O lucro que essa mudança me trará a médio e longo prazo é maior do que o justo investimento momentâneo que farei? A redução de custos que essa mudança me trará é maior do que o desafio terei? A praticidade, a agilidade, as vendas online, a integração e organização do estoque, a mobilidade na obtenção dos KPIs da minha empresa, enfim, essas e outras vantagens que terei ao evoluir o sistema ERP das minhas lojas, são maiores do que o pequeno e momentâneo desconforto que terei?
 
A decisão é toda sua meu caro amigo empresário! O poder de transformação do seu negócio está todo em suas mãos amiga empresária! Se fizer sentido pra você, compartilhe esse artigo com seu sócio ou amigo empresário.
 
E, caso você queira ajuda para todo esse processo, conte com os especialistas da GVM Sistemas!
 
Muito sucesso em seus empreendimentos!

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